É fato de que, na grande maioria dos casos, o custo de aquisição de clientes, é superior ao o custo de manutenção dos atuais consumidores. E para garantir a fidelização e sucesso nas finanças, uma das ferramentas utilizadas é o sucesso do cliente (customer sucess).
O sucesso do cliente é uma atividade que melhora o relacionamento com a audiência e aumenta a potencialidade da retenção. Dessa forma, a sustentabilidade da ação de empreendedorismo pode ser mantida ao longo dos anos.
O que é sucesso do cliente?
O customer sucess ou sucesso do cliente, é uma estratégia para administrar o negócio com foco no consumidor. Assim, esse usuário é mantido na base e gera mais receita.
Em um mercado cada vez mais competitivo, aderir a um formato que permita uma boa experiência e um bom resultado com o produto/serviço entregue, é uma forma de diferenciação e maior probabilidade de crescimento frente aos concorrentes.
Mas para isso, é preciso percorrer algumas etapas do sucesso do cliente.
Quais são as etapas do sucesso do cliente?
Cada empresa pode definir o melhor formato para estruturar o caminho de sucesso para o cliente. Mas existem alguns pontos chaves que precisam ser investidos para garantir otimização e resultados reais, por exemplo:
Marketing
O marketing funciona como as “boas-vindas” ao cliente. É através de um bom processo de marketing que os potenciais consumidores chegarão até a empresa.
Nessa etapa inicial é importante que seja passada a impressão real que o negócio deseja transmitir. Por exemplo, sua missão, visão e valores.
Através disso, haverá o reconhecimento por parte do público se aquilo que é entregue tem FIT com o que eles são. Ou seja: essa empresa diz respeito ao que eu penso, ao que eu procuro?
Esses quesitos precisam ser respondidos de forma objetiva e clara para que sejam absorvidos com facilidade pelas pessoas que estão chegando e que já consomem o produto/serviço oferecido.
Vendas
Muitas empresas não utilizam essa etapa com inteligência. Quando a ansiedade de aumentar os lucros se sobrepõe a necessidade de ajudar na resolução das dores do consumidor, existe uma grave consequência.
Fazer uma venda apenas para conseguir ganhar dinheiro não traz recorrência, muita das vezes, aquele negócio pode ficar mal visto no mercado.
Isso acontece porque não se cria uma relação de confiança e assim, outras soluções não podem ser oferecidas ao cliente, nem existe uma indicação orgânica para outras pessoas.
Querer vender e fazê-lo efetivamente é essencial para geração de receita, mas para a manutenção perene é preciso que isso seja feito de forma efetiva. Por exemplo:
- Antes de indicar um produto/serviço, entender se aquilo realmente sana as dores do cliente;
- Analisar se existem outras opções que, muitas vezes, podem trazer menos lucro momentaneamente, mas que fazem mais sentido para o cliente naquela situação;
- Explicar o processo de utilização e disponibilizar suporte em caso de dúvidas.
Onboarding
O onboarding é a entrega da solução para consumidores que estejam sentindo dificuldade para utilização. Assim, o consumidor tem a melhor experiência possível e isso diminui a possibilidade de cancelamento.
De maneira geral, o sucesso do cliente é o hábito de checar se o essencial está sendo desenvolvido no seu negócio. Para mais conteúdos de empreendedorismo, educação financeira e investimentos, assine a newsletter!