As tarifas de cartão de crédito podem soar assustadoras para muita gente que não possui uma boa educação financeira. Mas poucos conhecem quais são, para que servem cada uma delas e se as cobranças são obrigatórias em todos os cartões.
A realidade é que as tarifas de cartão de crédito são limitadas a cinco tipos de recolhimento. Essa regra é garantida por lei e foi criada pelo Banco Central. Antes dessa iniciativa, eram cobradas cerca de 80 taxas do cartão de crédito.
A taxa de cartão de crédito pode variar de acordo com o banco e com a utilização. Algumas tarifas do cartão podem até mesmo ser isentas pela instituição bancária, mas não possui nenhuma ordem para que os bancos ofereçam os serviços sem nenhum recebimento.
Principais tarifas do cartão de crédito
A proteção da cobrança definida em cinco tarifas assegura que o cliente do cartão de crédito não poderá ser cobrado por nenhum valor adicional além da
- Anuidade;
- Tarifa de saque;
- Tarifa de emissão de segunda via;
- Tarifa de pagamento de contas;
- Avaliação emergencial de crédito.
Anuidade
A anuidade do cartão de crédito é uma tarifa que pode ser cobrada representando a sua utilização.
Ou seja, o valor solicitado é referente a operação e manutenção do serviço. Esse valor pode ser debitado apenas em parcela anual ou em parcelas mensais.
O valor da anuidade de um cartão é variável e estipulado pela instituição bancária. Em alguns casos, quanto maior o benefício do cartão, maior a taxa de anuidade.
No entanto, pode haver a oferta de anuidade zero oferecida para o cliente que faz bom uso do cartão e em grande escala ou para novos clientes.
Tarifa de saque
A tarifa de saque é um valor referente a um empréstimo feito através do cartão de crédito. Nessa utilização, quando o cliente da instituição financeira saca um valor, a cobrança é feita no mês seguinte.
A coleta do valor do saque com cartão de crédito vem acrescido de juros e impostos sobre operações financeiras, o famoso IOF.
Tarifa de emissão de segunda via
A emissão de segunda via é cobrada em casos de perda ou roubo do cartão.
No entanto, essa tarifa não pode ser cobrada na emissão da primeira via, em casos de perda por responsabilidade da instituição financeira, problema técnico ou vencimento da validade do cartão.
Tarifa de pagamento de contas
O banco pode cobrar valor adicional quando o cliente da instituição bancária realizar o pagamento de contas como telefone, água, luz e gás através do cartão de crédito.
Porque assim como o saque com o cartão, o pagamento de conta também é lido como um empréstimo.
Avaliação emergencial de crédito
Se o cliente do banco necessitar realizar uma compra que exceda o limite de crédito do seu cartão é possível solicitar uma nova avaliação do limite. No entanto, a instituição bancária pode comprar por esse serviço.
Assim como as outras tarifas, o valor é variável e definido pelo banco.
É importante lembrar que as únicas tarifas de cartão de crédito que podem ser cobradas pelas instituições bancárias são restritas as cincos modalidades de serviços.