Na hora de fazer um financiamento, existe um percentual cobrado pela administradora, banco ou instituição financeira. Esse percentual não pode ser tão desproporcional quanto ao praticado pelas demais instituições. Por isso, a taxa média de juros do mercado.
A taxa média de juros funciona por meio de uma média entre todas as taxas de juros. Essas taxas variam diariamente e são cobradas pelas instituições financeiras no Brasil.
Ou seja, a taxa média de juros é uma forma que o Banco Central (BACEN) desenvolveu de criar um denominador comum entre as taxas de juros de cada instituição financeira existente.
Sendo assim, com a média dessa taxa, é possível discernir se o valor de juros cobrado é abusivo.
Saber como identificar os juros abusivos é um processo muito importante dentro da educação financeira.
A taxa média de juros de operações de crédito: seu impacto nas vidas dos consumidores
A taxa de juros em qualquer operação de crédito afetará diretamente o valor do custo efetivo total. Por ser variável, ela pode encarecer o valor pago, e isso abre margem para questionar se os juros cobrados são, de fato, justos perante a lei.
Na hora de receber a fatura de um parcelamento, é extremamente importante saber a taxa média de juros do mercado, pois ela permite que o consumidor entenda:
- Quais cobranças de juros estão irregulares ou abusivas;
- Quais cobranças de juros estão dentro do padrão prescrito pelo Banco Central.
Para lidar com a taxa de juros abusiva, seja por financiamento ou qualquer outra operação de crédito, é possível abrir um pedido de ação revisional de juros.
A ação permitirá uma reclamação junto à instituição ou operadora de crédito e uma revisão do montante pedido.
Outra forma de abordar é entrar com uma ação judicial em caso de não efetivação dessa ação revisional do contrato por parte da empresa.
As punições podem variar entre o pagamento parcial do valor ou até mesmo o dobro do montante que fora solicitado.
Como descobrir a taxa média de juros e a tabela do Banco Central
Para saber taxa média de juros do mercado é preciso buscar na tabela de juros do banco central, disponível no Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS), criado pelo BACEN.
Entretanto, para descobrir taxa média de juros, a pessoa deverá inserir o tipo de transação no momento da busca no sistema.
Por exemplo, a taxa de juros do financiamento de veículos em alguns meses do ano de 2016, estava resultando na seguinte amostragem:
- jan/2016 – 27,48;
- fev/2016 – 27,56;
- mar/2016 – 27,01;
- abr/2016 – 26,77;
- mai/2016 – 26,33;
- jun/2016 – 25,97;
- jul/2016 – 25,99;
- ago/2016 – 26,17.
Portanto, existirá uma taxa média de juros de operações de crédito subsequente para cada modalidade de crédito e ela tenderá uma variação conforme o índice de inflação. Sendo ele um indicador de taxa média de juros diário de cada instituição financeira.
Por fim, a taxa média de juros, é uma forma de assegurar que todas as operações de crédito (concessão de empréstimos, financiamentos e afins), tenham uma taxa de juros justa. Por isso, é importante que o consumidor fique atento a esses itens no contrato e ao valor cobrado. Mais conteúdos? Inscreva-se no nosso Whatsapp.