É comum encontrar produtos que possuam a mesma função e composição, mas que têm um valor diferente. Uma dessas formas de cobrança diversificada é a taxa rosa.
Pode ser que a taxa rosa passe despercebida no dia a dia, no entanto, a sua presença faz uma enorme diferença no bolso. E este impacto financeiro para as mulheres já foi comprovado por pesquisas e análises de mercado.
A taxa rosa ou pink tax acontece quando produtos são cobrados por valores mais caros apenas por serem destinados ao público feminino. Entender como funciona e como contornar essa diferença pode trazer um grande alívio financeiro.
Taxa rosa
Muitos serviços e produtos oferecidos para mulheres são mais caros por serem destinados a esse público ou simplesmente por serem rosa.
Diversos economistas identificaram o aumento na cobrança, por exemplo, em brinquedos destinados para o público feminino.
Até mesmo a diversificação de cor pode tornar o produto mais caro. Uma bicicleta da mesma marca, com a mesma funcionalidade, se for taxada como parte de produtos femininos terá um maior valor entregue ao consumidor.
Taxa rosa no produtos para mulheres
O motivo dessa diferença de preço é justificada por uma suposta linha de produção superior a produtos masculinos.
No entanto, essa ideia é quebrada facilmente quando existe uma comparação entre composições e funcionalidades.
A taxa rosa no Brasil está cada vez mais forte no aspecto de consumo, mas é possível encontrar maneiras de como pagar menos sem precisar abrir mão de bons produtos e serviços.
Pequenas observações podem ajudar na hora de procurar por um preço neutro. Como, por exemplo, buscar produtos sem distinção de gênero é uma forma de se livrar de pagar mais caro.
Alguns compradores podem pensar que a diferença é pequena se comparado a outros produtos e serviços que não são destinados especificamente para o público feminino.
Mas fazendo um peso geral, no final das contas essa disparidade faz muita diferença.
Fazer essa economia permite que o consumidor possa utilizar os valores poupados na aquisição de outros produtos e serviços, na realização de um sonho ou até mesmo dar o pontapé na liberdade financeira.
Dicas para o dia a dia
- Pesquisar: antes de adquirir algum produto ou serviço, o ideal é pesquisar preços e ofertas antes de realizar a compra. É possível pagar preços menores pelos mesmos produtos, basta pesquisar.
- Levar lista de compras: para não correr o risco de comprar algo que não é de necessidade imediata e comprometer o orçamento. O ideal é levar uma lista de compras.
- Optar por produtos sem distinção de gênero: produtos que não são destinados para o público feminino ou masculino geralmente possuem um preço mais acessível dos que têm essa característica de gênero.
- Pedir descontos: principalmente se for em uma compra com muitos itens ou na aquisição de um serviço a longo prazo. Pedir desconto é uma forma de negociar um preço justo.
- Registrar os gastos: fazer o gerenciamento e registro dos gastos é importante para ter planejamento financeiro. Dessa forma, a utilização do dinheiro se torna ainda mais saudável.
Utilizar métodos para não pagar a taxa rosa ajuda a otimizar os custos, tanto com produtos quanto com serviços.