Às vezes não adianta ficar de olho na concorrência ou nas táticas implementadas seu próprio mercado. Nesse caso, é mais viável se ater a algumas tendências de mercado e conseguir prever determinados comportamentos do consumidor.
As tendências de mercado funcionam por meio da análise de dados e estimativas sobre os hábitos e comportamentos de determinados grupos da sociedade. São eles que configuram novas formas de consumir e interagir com o mundo, conhecidas como tendências.
Portanto, as tendências de negócios são práticas de consumo e hábitos que determinados indivíduos realizam.
Geralmente, isso está atrelado ao consumo de determinados produtos, novas necessidades, códigos de roupa, bordões, tecnologia, expressões sociais, entre outros. Ou seja, é importante estar atento para o exercício do empreendedorismo.
Como identificar tendências de mercado?
Para compreender as atividades em alta quando se fala de identificar tendências de mercado é crucial, observar.
Algumas tendências foram antecipadas por grandes gênios do mercado, por exemplo: o mercado tecnológico teve o computador pessoal desenvolvido por Steve Jobs.
Por isso, o empreendedor que opta por tentar decifrar tendências de negócios às vezes arrisca novas fronteiras e até mesmo criação de novas necessidades, como é o caso dos relógios de pulso eletrônicos e inteligentes (smartwatchs).
É evidente, nesse caso, que algumas tendências de empreendedorismo trabalham sobre a perspectiva de agregar ou gerar ressignificações em determinados hábitos de consumo.
Por exemplo, os clubes de assinatura que uniram as necessidades de comodidade e exclusividade.
Portanto, entre táticas usuais e hábitos para identificar tendências de mercado estão:
- Fugir do eterno retorno: o eterno retorno é um pensamento do filósofo Friedrich Nietzsche baseado na ideia de rotina. O indivíduo está eternamente preso nessa rotina, por conta disso, bloqueia experiências e por vezes, não enxerga novas tendências;
- Olhar para além do meio: um negócio pode ser estudado, sua concorrência, táticas já utilizadas e o público. Mas, isso pode não ser suficiente para identificar tendências e em alguns casos, é até uma prática limitante, pois, a pessoa deixa de ir além;
- Conviver: frente ao mundo da tecnologia, poucas são as vezes que as pessoas, de fato, convivem, no máximo habitam o mesmo espaço. Através da convivência é possível identificar alguns traços sociais que corroboram na questão das tendências, por exemplo, alimentos mais saudáveis versus obesidade;
- O inverso: existe uma questão muito importante em observar e conviver, mas, além disso, é importante o exercício do pensar inverso. Por exemplo, quem se preocupa com a alimentação, pode escapar da rotina e consumir doces, isso também é uma tendência;
- Blue ocean: é uma prática fortemente ligada com as tendências, consiste em buscar mercados não explorados, ou seja, o “oceano azul”. Gigantes do mercado utilizaram dessa tática, como é o caso das plataformas de vídeo e dos aplicativos de mobilidade.
Quais são as melhores tendências de mercado?
Entre as tendências de mercado existentes no início do século XXI, algumas apresentam maior grau de destaque e aplicabilidade.
Mas é válido relembrar que tendências são traços de uma época e consequentemente, tendem a mudar com o passar dos anos.
Sendo assim, entre as melhores tendências de mercado no início do séc. XXI, estão:
Empresas que servem empresas
O business to business (B2B) é uma prática consolidada no mundo corporativo, algumas empresas são criadas com a finalidade de servir outras empresas, geralmente, com produtos ou serviços para suprir uma necessidade.
Sustentável e colaborativo
Atua no aspecto do desenvolvimento de empresas pautadas na redução de impactos ambientais e diminuição do consumo impróprio de recursos.
Já o trabalho colaborativo é pautado em espaços que propiciam a troca de informações e conhecimentos entre empresas.
O hábito da assinatura
É um modelo de negócio pautado na recorrência, possui uma estrutura de cliente assinante e uma empresa fornecedora de conteúdo, produto, serviços ou soluções, com planos mensais ou delimitados.
População mais velha
O índice de maior idade no Brasil, aumenta consideravelmente com a modernidade. Isso quer dizer que os idosos estão vivendo mais
O poder feminino nas tendências de mercado
Com a virada do século movimentos sociais e em especial, a ascensão da mulher como força motriz em alguns setores, acabaram por consolidar essa tendência, a inserção das mulheres em todos os meios e como figura de poder.
Produtos artesanais e gourmet
A questão da criação de produtos artesanais, “feito em casa” e fuga dos ultraprocessados está muito em voga. Por exemplo, a ascensão dos hambúrgueres artesanais, cultura de foodtrucks e até mesmo os clubes de assinatura.
Franquias
Uma forte tendência por conta da consolidação de marcas, vide as franquias de fast-food são que bem populares e já angariam um público definido. Mas existem diversas, por exemplo, salão de beleza, cursos/escolas, cosméticos e outros.
Experiência de usuário
A grande maioria dos negócios, agora, se preocupam muito mais na experiência que o usuário vai ter, no valor percebido e na venda de soluções, do que um produto que é desvinculado dessas premissas.
Empreendedorismo digital e Empresas virtuais
Com o advento da internet, os negócios digitais foram supervalorizados, isso se dá pela facilidade contatar e prospectar novos clientes, além das possibilidades de escalonamento de vendas e mecanismos digitais.
Interatividade nas tendências de mercado
É algo corriqueiro ter tecnologias voltadas para a interação, vide as redes sociais. Mas, além disso, existe o fenômeno da interatividade, que presa pela comunicação que permite o receptor dialogar com o conteúdo e soluções, por vezes, modificá-lo.
Realidade Aumentada ou Realidade Virtual
É comum a utilização de aplicações que brinquem com a ideia de realidade aumentada, uma imagem que está presente, mas apenas no virtual, é na verdade, uma mistura de ambos. QR code, jogos e outros.
Segurança digital e tecnologia da informação
Com os avanços na área tecnológica, o investimento em segurança de dados e informações é extremo. Toda empresa detém dados vitais para o seu negócio e até mesmo, a fórmula para suas soluções.
Automação nas tendências de mercado
Com os avanços na robótica e inteligência artificial, é corriqueira a utilização de automações em diversos nichos, desde máquinas, aplicativos, transporte, construção, indústria, comércio e até mesmo no ramo alimentício.
Por fim, as tendências de mercado são atitudes e hábitos que determinados indivíduos compartilham ou apresentam em comum, em virtude do consumo de determinados produtos ou serviços. Através da medição de tendências, é possível se antecipar e se apropriar dessas questões, para assim, atingir o público proveniente.