TIET11: descubra tudo sobre as ações da AES Brasil!

TIET11

Na bolsa de valores brasileira, ou simplesmente B3, existem variados setores no qual o investidor pode realizar aportes, como, por exemplo, o setor de energia. Dentro desse setor, uma das opções que o integra é a empresa AES Brasil (TIET11).

A AES Brasil (TIET11) atua no setor de geração de energia elétrica. Portanto, sua classificação setorial na B3 é utilidade pública e energia elétrica.

Dessa maneira, é bom observar e compreender o modelo de atuação, histórico e as informações fundamentalistas para descobrir se vale a pena investir na AES Brasil, por meio do ticker TIET11.

Modelo de negócio da TIET11

A AES Brasil é uma geradora de energia elétrica de fontes 100% renováveis do país. Assim, a empresa possui uma capacidade de instalação operacional e também em construção que juntas somam o equivalente a 3,7 GW de energia totalmente renovável. 

Além disso, o portfólio da empresa procura alternativas mais diversas, dentre elas:

  • Hidráulica;
  • Eólica;
  • Solar. 

Dessa maneira, a companhia está presente em mais de 15 países, tendo suas ações também listadas na bolsa de valores de Nova York (NYSE).

Assim, evidencia-se que a companhia possui um modelo de negócio com foco na viabilização da integração da sustentabilidade aos negócios ligados aos seus clientes. 

Informações básicas sobre os papéis da TIET11

TIET11 1
  • Tipos de ações: TIET3 ações ordinárias, TIET4 ações preferenciais e TIET11 Units.
  • Segmento de listagem: Nível 2;
  • Tamanho: Small Cap;
  • Ações gerenciadas: 1.995.532.616 bilhões de papéis;
  • Tag Along: 100% ações ordinárias (ON), 100% ações preferenciais (PN) e 100% Units;
  • Free Float: 75,65%.

Dados importantes sobre a TIET11

Antes de realizar investimentos na AES Brasil, é importante realizar uma avaliação sobre a companhia. Dessa maneira, visa diminuir o risco de realizar aportes de maneira impulsiva. 

Assim, ressalta-se que existe a análise fundamentalista, no qual possui o objetivo de mostrar a situação financeira e econômica da empresa. 

Governança

A governança corporativa refere-se ao sistema no qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo o relacionamento entre o Conselho de Administração, Acionistas, Diretoria, Conselho Fiscal e Auditoria Independente. 

Dessa maneira, no caso da AES Brasil que integra o nível 2 de governança corporativa, ressalta-se que se assemelha ao Novo Mercado, tido como o nível mais alto de governança corporativa que uma empresa pode atingir. 

Entretanto, apesar das empresas listadas no Nível 2 estarem buscando uma evolução para o nível de Novo Mercado, não é tão simples devido a possível composição acionária da companhia. 

Dívida

Quanto a isso, a AES Brasil tem um percentual de endividamento sob controle.

Pagamento de dividendos 

Por fim, uma das formas de lucrar com as ações a longo prazo é através dos dividendos. Assim, no caso da AES Brasil existe um pagamento recorrente dos proventos, mediante o seguinte histórico:

20162017201820199/2020
Dividendos por Ação (R$)n/d 0,16 0,16 0,17 0,24

Pontos positivos da TIET11

Dentre os principais pontos positivos em investir na AES Brasil, estão:

  • Oferece remuneração aos acionistas;
  • Possui uma boa posição de caixa e uma alta rentabilidade;
  • Adoção de práticas sustentáveis na condução dos negócios.

Pontos negativos da TIET11

Já entre os principais pontos negativos em investir na AES Brasil, são:

  • Grande exposição ao risco hidrológico;
  • Indicadores de mercados com um percentual elevado. 

Conhecendo a história da TIET11

No ano de 1999, o grupo AES realizou a aquisição da Companhia de Geração de Energia Elétrica Tietê, sendo ela uma das três organizações que foram criadas durante o processo de cisão referente a privatização da Companhia Energética de São Paulo (CESP).

Dessa forma, na época denominou-se a empresa como AES Tietê S.A, mantendo o parque de 12 usinas hidrelétricas, passando a ser controlada pela Companhia Brasiliana de Energia. 

Assim, ressalta-se que a companhia tem uma concessão de 30 anos, perdurando até 2029, para fonte hidráulica. 

Por isso, no ano de 2012, a empresa deu início a sua estratégia de comercialização de energia, buscando negociar a maior parcela de sua energia que estava disponível no Ambiente de Contratação Livre (ACL). 

Dessa maneira, em 2015, ocorreu a finalização da reestruturação societária da AES Tietê S.A e da sua controladora, sendo ela a Companhia Brasiliana de Energia. 

Durante essa reestruturação, a AES Tietê S.A incorporou-se a AES Rio PCH Ltda e, consequentemente, alterou-se a denominação social para AES Tietê Energia S.A. 

Além disso, durante o ano de 2017, a empresa incorporou ao seu portfólio a fonte eólica e solar. 

E, por fim, em 2018, a AES Brasil realizou a conclusão da aquisição do Complexo Solar Guaimbê, passando a somar nos resultados da companhia no mesmo mês de aquisição.

Concorrentes da AES Brasil (TIET11)

Realizar uma análise baseada nas informações da empresa é de suma importância, mas também é interessante conhecer a concorrência do setor. No segmento de energia, existe, por exemplo, a Cemig (CMIG4) e a Alupar (ALUP11).

  • Cemig: a Companhia Energética de Minas Gerais S.A ou CEMIG é controlada pelo governo de Minas Gerais. Assim, a empresa possui uma capacidade de instalação de mais de 6 mil MW, além de ser dona de quase 5 mil km de linhas de transmissão;
  • Alupar: a Alupar Investimento S/A possui atuação no setor de energia elétrica. Dessa maneira, efetua operações nos segmentos de geração e transmissão de energia elétrica;  

Como investir na empresa AES Brasil (TIET11)? 

TIET11 2

No mercado financeiro, há diversas estratégias para negociar dentro da renda variável. Dessa maneira, vale descobrir como investir em uma empresa como a AES Brasil.

Escolher uma corretora de valores

Em primeiro lugar, é importante analisar as corretoras disponíveis no mercado, buscando descobrir qual delas se encaixa melhor aos seus objetivos e perfil de investidor. 

Assim, é fundamental que a instituição financeira seja credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Dessa forma, após selecionar a corretora que melhor se encaixa ao seu perfil, só será necessário enviar os documentos exigidos pela instituição para realizar a abertura da conta. 

Enviar o dinheiro para a corretora por PIX ou TED 

Após a abertura da conta na instituição, é importante transferir o valor desejado para aplicar na conta da corretora. Tal questão pode ser realizada por meio de um TED ou de um PIX.

Dessa maneira, ressalta-se que a transferência do valor ocorre a partir de uma conta que deve estar cadastrada com o CPF do investidor. 

Vale investir na AES Brasil (TIET11)?

A AES Brasil (TIET11) é uma das grandes empresas de geração de energia em território nacional. 

Entretanto, antes de decidir se vai comprar papéis da empresa é importante realizar uma análise fundamentalista

Dessa forma, é possível verificar se os investimentos estão sendo feitos de maneira prudente e consciente. 

Por fim, basta selecionar a ação da empresa AES Brasil (TIET11) que integra a bolsa de valores brasileira. 

Qual é o segmento de listagem da AES Brasil?

O segmento de listagem da AES Brasil é o Nível 2.

Qual é o tag along das ações da AES Brasil (TIET11)?

A empresa possui em tag along um percentual de 100% ações ordinárias (ON), 100% ações preferenciais (PN) e 100% Units.

A TIET11 realiza o pagamento de dividendos?

A AES Brasil realiza, historicamente, o pagamento de dividendos recorrentes.

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Agende a sua demonstração gratuita

TF Logo site 2

Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.

TFB Logo site

Torne-se um Consultor Financeiro Empresarial lucrativo e bem-posicionado em apenas 2 meses.

TF Logo site 2

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento

TFB Logo site

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento