Existem diferentes tipos de imóveis, por mais que se conheça em maioria os apartamentos e as casas. Cada formato é pensado para abranger as necessidades dos moradores. Ou seja, cada característica possui particularidades para acolher melhor estrutural e financeiramente diferentes perfis.
Conhecer os mais variados tipos de imóveis é essencial para escolher qual propriedade combina melhor com a personalidade e indispensabilidades do futuro morador. As opções consideram desde quem pretende morar só, até grandes famílias.
Por exemplo, além de casas e apartamentos, os tipos de imóveis podem ser divididos em loft, kitnet, sobrado, estúdio etc. As variações vão desde os tipos de imóveis rurais quanto os tipos de imóveis urbanas.
Quais tipos de imóveis que existem?
Fazer uma avaliação sobre as vantagens e desvantagens de cada moradia, é essencial para escolher o tipo de imóvel ideal.
1. Duplex
O duplex ou triplex é uma estrutura de apartamento com dois e três andares, respectivamente. Esse tipo de propriedade possui ligação interna, podendo ser escada ou elevador, por exemplo.
Benefícios
- Sofisticado;
- Espaçoso.
Malefícios
- Preço;
- Taxa condominial – pode ser cobrado o valor equivalente a duas propriedades.
2. Garden
Garden é um modelo de apartamento localizado no térreo e é conhecido pela sofisticação e alto padrão.
Benefícios
- Amplo espaço;
- Pode ter churrasqueira, piscina etc.
Malefícios
- Preço;
- Custo de manutenção.
3. Loft
Loft é um tipo de casa residencial que traz em suas características referências dos anos 70. É um modelo que não possui divisórias entre os cômodos.
Benefícios
- Maior sensação de espaço;
- Produção sob medida;
- Aproveitamento da luz natural.
Malefícios
- Falta de isolamento sonoro;
- Sem privacidade entre os espaços.
4. Kitnet ou quitinete
Kitnet nada mais é do que um apartamento pequeno. Uma outra diferença do apartamento padrão é que esse tipo de construção não possui divisória entre os cômodos, apenas o banheiro é separado.
Benefícios
- Valor mais acessível;
- Localização – costuma estar disponível em grandes cidades
Malefícios
- Redução de espaço;
- A manutenção pode depender do proprietário – o que pode levar tempo.
5. Sobrado
Sobrado é um tipo de casa residencial muito comum em condomínios, sua definição está dentro de toda e qualquer casa que possua acima de dois andares. Além disso, pode ser caracterizado por casas comerciais.
Benefícios
- Espaço;
- Mais privacidade;
- Possibilidade de divisão das áreas.
Malefícios
- Demanda mais recursos financeiro;
- Dificuldade de locomoção – principalmente para crianças e idosos.
6. Estúdio
O apartamento estúdio ou studio não possui muitas divisórias. Geralmente, essa opção é a preferida de jovens que procuram por praticidade.
Benefícios
- Espaço funcional;
- Preço acessível.
Malefícios
- Espaço pequeno;
- Área pode ser agitada – por ser mais voltada ao público cosmopolita.
7. Bangalô
O bangalô é uma forma de casa mais comum em praias. Sua definição está por conta de possuir mais de uma varanda.
Benefícios
- Arquitetura diferenciada;
- Amplo espaço.
Malefícios
- Custo;
- Localização – é quase inviável a moradia em praia para quem trabalha nos grandes centros. Além disso, nem sempre é possível encontrar esse formato nas grandes cidades.
8. Casa gemiada
As casas gemiadas são duas propriedades ligadas uma à outra, divididas em iguais proporções de espaço. Esse formato é bastante comum em condomínios.
Benefícios
- Preço;
- Divisão de espaço;
Malefícios
- Pouco isolamento de som;
- Baixa iluminação – a depender da estrutura das casas.
Dentre os diversos tipos de imóveis, não existe escolha ideal. Existe a escolha que melhor cabe dentro das condições estruturais e financeiras de cada família. Por isso, estudar cada modelo de propriedade é indispensável. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!