Desconstruir a postura de chefe e formar um líder pode ser uma tarefa cansativa, dada as circunstâncias externas que constantemente alimentam a necessidade da presença de uma chefia. No entanto, os tipos de liderança podem trazer resultados mais positivos.
A diversificação nos tipos de liderança abrangem as mais variadas características de quem está à frente de um time. Antes de tudo, ter a consciência da posição e da importância de um bom exemplo é essencial para trazer melhores consequências.
Os tipos de liderança significam os estilos em que um líder pode se basear para influenciar pessoas e conseguir gerir positivamente os recursos que são disponibilizados nessa posição.
O líder precisa estar consciente para que obtenha crescimento no objetivo em comum.
Diferença de liderança e chefia
O líder e o chefe podem ocupar a mesma posição no setor hierárquico, mas o que diferencia esses dois perfis são as atitudes frente às estratégias e a maneira de lidar com o grupo no qual trabalha em conjunto.
Características de um líder
O líder é alguém que sabe que está à frente de um grupo, mas que necessita dos esforços da equipe e do próprio esforço para que as metas sejam alcançadas.
Dessa forma, o líder se porta tal e qual um membro do time, não medindo esforços para organizar e se relacionar com a equipe.
Além desse posicionamento, o líder traz características marcantes que o fazem uma pessoa e um profissional diferenciado. Capaz de agregar valores e atitudes positivas em qualquer ação em que esteja envolvido.
- Valoriza e incentiva o trabalho em equipe;
- Está sempre em busca de conhecimento;
- Tem empatia e visão;
- É confiante e tem iniciativa;
- Reconhece as suas falhas;
- Não sobrecarrega o time, mas distribui as atividades;
- Tem boa comunicação e alto poder de persuasão.
Características de um chefe
O chefe é o tipo de pessoa que detém todo o poder e não está disposto a ouvir opiniões. Ou seja, alguém que limita o crescimento à demandas próprias.
Por esse mesmo motivo, tende a não se desenvolver bem no ambiente dos projetos e de relacionamentos.
Além da atitude de sempre delegar funções para sobrecarregar, enxerga a equipe apenas como funcionários e não como integrantes de um time.
- Não reconhece falhas;
- Está sempre procurando culpados, ao invés de uma solução;
- Não tem boa comunicação e dificilmente consegue persuadir a equipe;
- Não estimula, mas amedronta;
- É autoritário;
- Não pensa no bem estar coletivo.
O que são os estilos de liderança?
Os principais modelos de liderança estão direcionadas para fazer com que o líder encontre o melhor modelo que, não apenas se aplique a sua personalidade, mas também converse de forma clara com a sua equipe.
Cada estilo de liderança influencia de forma diferente nas estratégias. Por isso, é preciso saber exatamente qual é a melhor dentro da realidade em que se está inserido. Alguns tipos de líderes também podem adotar mais de um modelo de liderança, a depender da situação.
Liderança situacional
O líder situacional é um verdadeiro camaleão. O foco desse tipo de liderança é nas situações e se adapta a depender das demandas que são colocadas. Ou seja, de acordo com o desempenho e maturidade dos profissionais envolvidos, bem como, da atividade a ser desempenhada.
Liderança autocrática
O líder autocrático é alguém que pode se assimilar ao chefe. As suas decisões são centralizadas em questões próprias e delega ordens sem permitir espaço para sugestões ou questionamentos.
Liderança liberal
O líder liberal trabalha mais para dar liberdade às pessoas que compõem o time. Isto é, dá maior visibilidade ao liderado do que o próprio líder.
Esse tipo de liderança pode ser perigosa para ambas as partes, a falta de supervisão com o passar do tempo pode trazer baixa produtividade.
Liderança democrática
O líder democrático, como o próprio nome sugere, é alguém que faz questão que o trabalho seja decidido e construído em conjunto.
Neste tipo de liderança a equipe participa ativamente, mas sempre é estimulada pelo líder. Isso faz com que o senso de pertencimento seja aguçado e aumenta a produtividade.
Liderança coaching
O líder coaching trabalha para encontrar as habilidades e desenvolver resultados através da capacidade de cada membro do grupo. Essa modalidade de liderança pode desenvolver melhor a cooperatividade e trazer bom desempenho para a equipe.
Muitas pessoas se questionam em como se tornar um líder, mas a verdade é que para ser um líder é preciso ter pessoas que acreditem no propósito e na capacidade de liderança.
Por isso, o ideal antes de pensar em se tornar líder, é conhecer os tipos de liderança e estimular uma boa comunicação com a potencial equipe. Uma oratória persuasiva e o senso de pertencimento são essenciais para trazer ótimos resultados. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!