O aumento da tecnologia para utilizar serviços bancários também trouxe algumas demandas de segurança para o utilizador. O token de banco, por exemplo, é uma forma de operar atividades com mais garantia.
O token de banco proporciona ao cliente do banco ou instituição financeira, mais conforto e seguridade ao acessar a conta bancária. Essa chave eletrônica é disponibilizada nos formatos físico e digital.
Usar o token de banco é uma atividade simples que pode ser realizada através do internet banking no smartphone ou em outros aparelhos independentes. Esse dispositivo de segurança é um grande aliado, principalmente nas transações no internet banking.
Token de segurança
One-time-password ou senha de uso único é a maneira que o token de segurança funciona. Nessa senha descartável, o código é gerado para autorizar apenas a transação ou acesso referente aquela solicitação.
Como funciona o token de banco
Existem duas possibilidades de utilização do token: físico ou digital. Ambas as modalidades oferecidas têm o objetivo de dificultar a ação de criminosos.
● Token físico
O token físico é um pequeno dispositivo que ao ser pressionado por um curto período de tempo, gera uma senha de acesso de 6 dígitos.
Esse conjunto de números têm utilização como usuário e senha para o cliente ter acesso ao site ou aplicativo.
● Token digital
O aplicativo token também gera uma senha que valida o acesso para o internet banking ou outras formas de entrada na conta do cliente da instituição financeira ou banco.
No token digital é exigida a confirmação de identidade através de duas possibilidades.
- Código por mensagem de texto;
- Imagem na tela.
Feita a confirmação de identidade, a utilização do serviço acontece da mesma forma, em ambas as alternativas de comprovação do usuário.
Como pedir token de banco
É importante sempre cuidar da segurança ao acessar contas bancárias e fazer transações pela internet. O token é uma das principais medidas para conseguir ter mais resguarda na utilização de serviços digitais.
Algumas instituições bancárias e financeiras já oferecem ao usuário a possibilidade de utilizar o token no acesso. Para pedir o token é preciso verificar se existe esse serviço e solicitar a central de atendimento ou o gerente para que haja essa aplicação.
Feito isso, basta baixar o app e seguir as instruções. Em caso do token digital, é preciso aguardar a chegada da ferramenta para realizar a ativação.
Como ativar o token de banco digital
Após baixar o app e seguir as instruções, a verificação para ativar o token pode ser solicitada através de sms ou terminal de autoatendimento.
Como ativar o token físico
Após receber o dispositivo físico do token, é preciso seguir alguns passos para realizar a ativação.
- Gerar o código de segurança no token físico;
- Inserir o nome de usuário e senha;
- Solicitar a ativação;
- Digitar o código disponível na parte traseira do token físico;
- Confirmar a ativação.
Depois de ativo, o token de segurança (digital ou físico) será solicitado em cada login na conta ou transações financeiras. Em caso de perda do token ou do aparelho cadastrado, é necessário entrar em contato com a central de atendimento do banco ou instituição financeira
O token de banco é mais um revestimento de segurança para o usuário utilizar os serviços online sem expôr seus dados a nenhum risco de fraude.