Uma empresa não é formada apenas pelo produto ou serviço que oferece aos seus clientes. Os valores de uma empresa, por exemplo, são uma das características fundamentais para identificar o “feeling” com o consumidor e definir os propósitos.
Isto é, os valores de uma empresa entregam ao público o que ela é, qual a posição que ela toma e o que ela espera com isso. A missão de uma empresa também é um ponto crucial para estabelecer conexões mais verdadeiras e profundas com o usuário.
Os valores de uma empresa são as atitudes, crenças e tudo aquilo que faz parte da cultura do ambiente.
Os princípios éticos de uma empresa precisam estar bem definidos para que seja estruturado um modelo determinado de identidade.
O que significa a missão, visão e valores de uma empresa?
Estruturar a missão, visão e valores da empresa é fundamental para a elaboração de um planejamento estratégico.
Ou seja, mesmo que novas pessoas se juntem ao time do negócio, a estrutura está definida e precisa ser seguida para que haja manutenção na cultura.
A cultura é o que faz uma empresa se diferenciar das outras. Isto é, mesmo que os mais variados negócios apresentem produtos e serviços até similares, a relação pessoal com os integrantes do time e com os consumidores será estreitada.
Fazendo disso uma relação duradoura e de confiança, já que pressupõe-se de quem compete os grupos compartilha das mesmas ideias previamente estabelecidas pela missão, visão e valores.
Missão da empresa
A missão de uma empresa é relativa ao que ela se dispõe ao mundo.
Significa exatamente que, através de um produto ou serviço, é entregue algo de positivo. Tanto para os consumidores diretos, quanto para os que podem ser eventualmente impactados.
Visão de uma empresa
A visão de uma empresa diz respeito aonde ela quer chegar, é o plano futuro. Ou seja, baseado nas ações de hoje, o que pode ser recebido amanhã.
A visão é uma boa estruturação até para servir de norte para os próprios empreendedores e demais integrantes.
Principais valores de uma empresa
A missão é quem a empresa é, a visão onde quer chegar e o valor são as regras das quais não se pode abrir mão.
São as formas que irão definir os comportamentos a tudo o que envolve aquele espaço.
Como definir os valores de uma empresa?
Antes de tudo é preciso ter ideia e estruturação do que é a missão da empresa e qual a sua visão. Os valores podem vir por conseguinte.
Ou seja, o que é importante e onde se visa chegar através das ações determina o que pode ou não ser feito para alcançar os objetivos.
Exemplos de valores de uma empresa
Alguns dos valores que uma empresa pode aderir na sua composição.
- Responsabilidade social;
- Sustentabilidade;
- Apoio às mulheres;
- Satisfação ao cliente;
- Democratização do produto/serviço;
- Respeito aos animais.
Para que a missão, visão e valores de uma empresa sejam seguidos, é preciso que esteja claro para os colaboradores e clientes. Além de serem de obrigatoriedade de execução, caso contrário, o planejamento estratégico é perdido.
Os valores de uma empresa não têm a obrigatoriedade de serem imutáveis, mas é preciso que haja coerência na sua elaboração para que, mesmo com o passar dos anos, a sua ação seja mantida. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!