A vantagem competitiva pode destacar uma empresa dos demais negócios concorrentes no mercado.
Assim, se a empresa for exatamente igual às demais, não haverá um ganho de mercado e crescimento exponencial, por isso, a vantagem competitiva é essencial para se destacar em um ambiente de muita concorrência.
O que é a vantagem competitiva?
Primeiramente, a vantagem competitiva, também chamada de diferencial competitivo, é o motivo pelo qual os clientes optam pela oferta de uma empresa em detrimento das demais.
Dessa forma, ele não é algo fixo, mas na verdade, varia de acordo com o nicho de mercado que a empresa opera.
Por exemplo, se a empresa compete em um mercado onde todas empresas fazem vendas online, vender online é uma pré-requisito para que a empresa tenha alguma relevância para o mercado, mas não uma vantagem competitiva.
Assim, C cso a empresa fizesse entregas cobrando frete grátis, enquanto as demais empresas cobram caro para fazer as entregas, ela poderia ter um diferencial que influenciasse os consumidores a optar por esta empresa.
Portanto, a vantagem competitiva desta empresa é entregar de graça estando em um mercado onde todos cobram caro para fazer entregas.
Sendo assim, o exemplo do frete grátis é uma forma simplificada de demonstrar a vantagem concorrencial na prática.
Entretanto, para se caracterizar como vantagem competitiva, a empresa deve entregar ao consumidor:
- Um diferencial que não pode ser facilmente copiado ou substituído pelos concorrentes;
- Oferecer a vantagem de forma fixa e consistente;
- Diferencial que seja rentável e sustentável para a atividade produtiva da empresa.
Como encontrar vantagem competitiva?
É muito importante que as empresas definam um diferencial do negócio em relação às demais empresas do mercado.
Entretanto, encontrar vantagem competitiva pode não ser uma tarefa muito sugestiva, demandando um nível alto de estudo e esforço de toda empresa.
Dessa forma, existem algumas práticas que podem ajudar a construir vantagem competitiva e explorá-la para se destacar no mercado.
- Conheça bem o seu cliente;
- Automatize os processos;
- Estude o mercado.
Conheça bem o seu cliente
A vantagem competitiva, como definido anteriormente, é um benefício encontrado pelo cliente na solução de uma empresa, o qual não foi enxergado nas demais empresas concorrentes.
Portanto, é para o cliente que você deve direcionar as atenções ao tomar decisões estratégicas.
É necessário se questionar com perguntas do tipo:
- Qual a dor do cliente?
- Quais dores o mercado ainda não soluciona?
- Quais são as expectativas do consumidor em relação ao seu produto ou serviço?
- Como superar as expectativas do consumidor?
Perguntas como essas vão facilitar a definição da estratégia competitiva do negócio de uma forma precisa.
Automatize os processos
Para a empresa, no longo prazo, automatizar processos torna o negócio escalável, ou seja, com mais possibilidade de crescimento.
Além disso, automatizar processos reduz o custo da empresa para manter atividades, como:
- Atrair leads;
- Mailing, mensagens, entre outras ações de relacionamento com os leads;
- Vendas;
- Entrega de produtos.
Tornando essas atividades automáticas, a empresa terá mais recurso e tempo para focar no desenvolvimento de vantagens competitivas, além de estar possivelmente reduzindo o custo do seu produto ou serviço para o consumidor final.
Estude o mercado
Estudar o mercado é uma atividade extremamente necessária para o desenvolvimento de vantagem competitiva.
Estando ciente das soluções semelhantes disponibilizadas pelo mercado, a empresa pode desenvolver benefícios que ainda não vêm sendo oferecido.
Além disso, é importante conhecer o processo produtivo e a organização da firma concorrente, porque assim, além de desenvolver vantagens em relação ao produto em si, é possível encontrar diferenciais competitivos em outros aspectos, como na logística, por exemplo.
Por fim, é importante lembrar que a vantagem competitiva é um fator essencial para a dominação de um mercado e, por consequência, alto crescimento da empresa em relação ao mercado competitivo. Para mais informações como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!
O que é vantagem competitiva aplicada às organizações?
É o diferencial que a sua empresa oferece ao cliente. Ou seja, são as estratégias que fidelizam o público e permitem resultados mais atrativos para o negócio.
Como uma empresa pode gerar vantagem competitiva?
Examine a concorrência, estude seu negócio, treine sua equipe, fortaleça a cultura organizacional, reduza custos e ofereça serviços personalizados.
Quais são as vantagens competitivas?
São dois os tipos de vantagem competitiva que uma organização pode alcançar em relação à concorrência: menor custo ou diferenciação.