No mundo das vendas, existem algumas formas de negociar, onde algumas pessoas preferem comprar em loja e outras escolhem a comodidade de receber produtos por revendedores. Existe até uma forma que o produto é vendido por terceiros, a venda consignada.
A venda consignada funciona por meio de um arranjo entre um vendedor e o dono do produto. Nesse caso, o vendedor retém o produto para oferecer a terceiros (e ganhar uma comissão ou porcentagem combinada), mas não apresenta obrigação de realizar a venda e pode devolvê-lo.
O que é venda consignada?
É uma forma de vender um produto por intermédio de terceiros. Diferente da revenda, nessa modalidade, o revendedor não assume o custo do produto, apenas o porta.
Assim, o vendedor recebe apenas uma comissão ou valor acordado sobre o produto vendido.
Como funciona a venda em consignação?
A venda em consignação é uma modalidade de vender produtos por representação. Ela tem como premissa pegar um produto “emprestado”, vendê-lo e fazer o repasse dos valores combinados.
Dessa maneira, por meio dessas vendas, a pessoa responsável por vender o produto pode cobrar uma taxa pelo serviço ou acrescenta um valor acima do original.
Exemplos comuns de mercadorias que destinam-se à venda por consignação:
- Joias, acessórios e bijuterias (relógios, colares, anéis, brincos e afins);
- Cosméticos, maquiagem e produtos de beleza;
- Produtos alimentícios;
- Roupas e calçados;
- Eletrônicos;
- Artigos esportivos;
- Produtos para casa.
Como fazer uma venda consignada?
Uma mercadoria em consignação poderá apresentar um benefício para tanto o vendedor quanto o dono real do produto.
Dessa forma, diferente da venda não consignada, essa modalidade de venda não precisa que o produto seja comprado revenda.
Por exemplo, um vendedor deixa seu colar em um estabelecimento e acerta com o dono que, caso ele o venda, terá uma porcentagem de ganho.
É possível, então, arranjar de forma que o preço do produto seja maior que o preço de lucro original (cedido pelo dono).
Dessa forma, quando o colar for vendido, o dono recebe o valor original e o vendedor fica com o que foi acrescido. Fazendo assim que o dono não precise buscar compradores e o vendedor detenha um ganho.
Além disso, caso o colar não seja vendido, devolve-se ao proprietário.
Assim, vale lembrar que com a mercadoria consignada, é possível que o vendedor não faça nenhum esforço para que o produto seja vendido. Visto que na maioria dos negócios que ocorrem à venda consignada, o vendedor tem outros meios de renda e não depende do produto consignado.
Quais as vantagens da venda consignada?
A venda consignada gera uma dependência, onde pode existir uma demora na venda do produto (devido a não obrigatoriedade ou real necessidade de venda).
Entretanto, entre os benefícios e vantagens da venda consignada estão:
Para o dono do produto:
- Aumento da visibilidade e alcance dos produtos, já que o público que visualizará o produto será maior;
- Aumento da clientela: novos cliente provenientes desses novos pontos de contato;
- Apresenta uma chance de aumentar as vendas e consequentemente, o lucro.
Para o vendedor:
- Oportunidade de diversificar os produtos oferecidos e lucrar em cima do valor desejado;
- Reduzir o gasto com estoques ao colocar mercadoria consignada para venda;
- Despreocupação de ter que escoar a mercadoria para não tomar prejuízo. A mercadoria consignada pode ser devolvida ao fornecedor.
Por fim, a venda consignada é uma oportunidade facilitadora para aqueles que desejam vender produtos sem precisar correr atrás de compradores. Contudo, apesar de existir a chance de não vender muito, é uma opção viável pela sua abrangência e melhoraria no faturamento.
O que é a venda consignada?
A venda consignada funciona por meio de um acordo entre um vendedor e o dono do produto.
Como funciona a venda consignada?
Nesta modalidade, o revendedor não assume o custo do produto, apenas o porta. Realizando assim a venda consignada.