Devido à crise e o forte bombardeamento de vendas digitais algumas empresas optam por vender seus produtos em contato direto com o consumidor, até mesmo, indo diretamente na casa deles, prática conhecida como: venda porta a porta.
A venda porta a porta funciona por meio do estímulo e contato direto com o cliente. Geralmente, com premissas que buscam apaziguar objeções e conduzir o consumidor para que efetue a compra.
Então, a venda porta a porta é um estilo de ação de empreendedorismo que se baseia em ir pessoalmente ao consumidor ao invés de esperar que ele vá em busca do produto, também, é uma forma de dialogar com o possível cliente, conhecer suas demandas e convencê-lo.
Por que usar fazer a venda porta a porta?
Algumas empresas buscam formas para vender mais fácil e vender porta a porta, pode ser uma delas. Entretanto, a venda direta não é necessariamente ideal, dependerá do estilo do produto e da marca em questão.
Por exemplo, entre as mais famosas ideias para vender porta a porta estão:
- Cosméticos;
- Artigos relativos ao domicílio;
- Produtos para escola.
Esses produtos são comuns na venda a domicílio. Contudo, a venda com visita pode ser realizada para diversos tipos de negócio, especialmente, os orientados a B2B (bussiness-to-bussiness) em que empresas vendem para outras empresas.
Nesse caso, é viável até mesmo a contração de uma empresa de venda porta a porta que saiba abordar bem o consumidor, a empresa, para que possibilite até mesmo o fechamento de parcerias.
Como fazer uma boa venda porta a porta?
Um bom negócio de venda porta a porta dependerá da expertise de seus vendedores, do conhecimento de público e da qualidade do produto. Mas, além disso, existem algumas práticas que podem influenciar e potencializar a venda porta a porta.
Por isso, entre as dicas para vender porta a porta estão:
Se identificar e estabelecer autenticidade: gera senso maior de confiança e identifica para o cliente quem representa aquela figura.
Prestar atenção no cliente
Por vezes, o próprio cliente dá indicações de quais são os temas que se deve abordar, quais seus desejos e preocupações.
Refletir sobre possíveis objeções
O cliente possivelmente precisa ser convencido e apresentará algumas questões que devem ser sanadas para que a venda ocorra, então, pensar nisso antes, representa uma vantagem estratégica.
Demonstrar positividade e benefícios do produto
É uma maneira de convencer pela qualidade que o produto apresenta e por a sua utilidade, nesse caso, pode ser trabalho as suas funcionalidades e ausência relativa a não aquisição.
Ser um consultor
Mais do que revender ou vender apenas um produto, o profissional tem que ser portar como um consultor daquela marca, apresentar propriedade e autoridade sobre.
Consumir o produto
É uma forma diferenciar a abordagem do vendedor, já que ao consumir, ele terá como fundamentar sua argumentação e conhecimento sobre o produto, por ter passado pela experiência.
Manter um vínculo com o cliente
É uma forma de conhecer quais demandas surgem, receber um feedback e posteriormente implementar mudanças. Além de ser uma forma fácil de retornar e vender mais para aquele cliente.
Marcar presença no digital
Ser conhecido é uma ótima maneira de vender mais facilmente, então, se o portfólio do vendedor está disponível, por vezes, será necessário só intermediar as vendas e manter contato com o cliente.
Apresentar novidades
Estar a par e trazer novidades sobre aquele tipo de produto, é uma ótima forma de despertar interesse do consumidor.
Demonstrar segurança
Se o vendedor demonstrar alguma insegurança é provável que o cliente sinta desconfiança e não deseje adquirir.
Direcionar para a loja
Pode ancorar o cliente com a loja, pode ser uma maneira de conduzir ele em uma jornada de compras, se for na rua, o vendedor pode se posicionar de uma forma que o cliente fique direcionado para a loja.
Por fim, a venda porta a porta segue um padrão de exigência relativamente grande, já que é o contato direto entre a marca, vendedor e consumidor. Suas táticas podem ser aplicadas para revenda, venda consultiva, venda entre empresas e parcerias. Assine a newsletter e receba conteúdos gratuitos!