Alguns anos atrás, o modelo de venda recorrente costumava ser utilizado por prestadoras de serviços, como: escolas, academias, assinaturas de revistas e empresas de TV a cabo.
No entanto, a venda recorrente vem revolucionando diversos mercados em todo o mundo, o que traz grandes oportunidades para que os empreendedores consigam escalar seus negócios.
O que é Venda Recorrente?
A venda recorrente é aquela em que um serviço ou produto é oferecido de forma contínua, a partir do pagamento de mensalidades.
Isso significa que o pagamento recorrente possibilita que um serviço continue a ser prestado.
A determinação do período em que essa relação irá durar é determinada no momento da compra por contrato.
Em alguns casos, existe um período mínimo, que acarreta a cobrança de multa por rescisão se houver o cancelamento do serviço.
Portanto, esse modelo de venda funciona como uma cobrança recorrente, sendo ela mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual.
A vantagem disso é que os compradores não precisam ocupar seus limites de cartão de crédito, mas também não deixam de receberem o produto ou serviço de interesse.
Como funciona a Venda Recorrente?
A venda recorrente costuma ser feita com o cartão de crédito. Sendo bem aceita por empresas e utilizada pelos clientes, essa modalidade de cobrança programada garante a fidelização dos clientes e uma melhor previsão de receita pelas empresas.
Porém, alguns negócios também oferecem opções de pagamento recorrente por débito, também de maneira programada por um período de tempo definido.
É preciso fazer uma boa gestão desse pagamento, já que podem existir falhas comuns neste tipo de operação, sejam elas temporárias ou permanentes.
Se você tem uma empresa com venda recorrente, deve se preocupar em solucionar os problemas dos seus clientes o mais rápido possível.
Assim, a relação e fidelização criada pelo pagamento recorrente não são prejudicadas.
Quais a diferença entre parcelamento e pagamento recorrente?
Em uma venda, o parcelamento ocorre quando o pagamento de uma taxa única é dividido em várias vezes.
Nesse caso, é possível que o cliente continue pagando pelo produto ou serviço mesmo após ele ter sido completamente entregue.
Já o pagamento recorrente implica uma constante prestação de serviços ou oferecimento de um produto.
Se não houver entrega, o cliente pode cancelar a assinatura e recorrer a serviços de proteção ao consumidor, ficando isento de qualquer pagamento, mensalidade ou multa, durante o período.
Algumas empresas oferecem um modelo de pagamento chamado de assinatura parcelada, em que o cliente pode comprar um produto ou serviço que dura 12 meses, mas pagar em 24 parcelas.
Venda recorrente: características da cobrança
O modelo de recorrência é uma forma de cobrança que funciona a partir de regras preestabelecidas em contrato.
Nele, devem existir orientações sobre os seguintes fatores:
- Período mínimo de assinatura;
- Regras para cancelamento;
- Cancelamento por inadimplência;
- Renovação automática do plano.
Para automatizar tudo isso, as empresas precisam contar com ferramentas e um gateway ou um sistema de pagamentos.
Quais as vantagens da venda recorrente?
O modelo de recorrência é uma das formas mais sustentáveis para as empresas no mercado atual.
Algumas das principais empresas que utilizam a venda recorrente são: Netflix, Amazon, Spotify, Disney e Globo.
O motivo para a grande adesão desse tipo de venda nos negócios é a facilidade de engajamento e fidelização dos clientes.
Além disso, outras vantagens da venda recorrente são:
- Previsibilidade de receita;
- Redução da inadimplência;
- Melhor planejamento financeiro;
- Facilidade no pagamento;
- Flexibilidade de planos.
Além disso, o pagamento recorrente contribui para a avaliação de métricas, como o custo de aquisição do cliente (CAC), o return on investment (ROI), o índice de cancelamento e a taxa de crescimento.
Na Empreender Dinheiro, utilizamos o modelo de venda recorrente na Plataforma Segredos Financeiros, uma assinatura voltada para quem deseja investir de forma prática e simplificada, respeitando a vida real.