De antemão, existem variados tipos de vendas e cada uma exige uma maneira de execução e abordagem diferenciada. Por isso, é preciso conhecer qual o formato em que se está lidando. Um dos modelos são as vendas b2b.
As vendas b2b (business to business), alteram o formato do produto, objetivo, maneira de abordagem e outros aspectos da venda direta ao consumidor. Para o sucesso em um processo de vendas b2b é preciso ter um processo bem estruturado.
A aplicação das vendas b2b estão relacionadas a comercialização entre empresas. Ou seja, é preciso vender para empresas diretamente. A necessidade de utilização possui algumas vantagens e desvantagens.
Quais são os modelos de negócio e modalidades de venda?
Uma empresa pode se relacionar com diversos públicos e os modelos de relacionamento são o que definem a estrutura do negócio.
- B2B: Vender em B2B é estruturar um relação entre empresas. Nesse tipo de cenário não existe direcionamento para o cliente final;
- B2C: No modelo B2C é referente às transações comerciais entre a empresa e o cliente final;
- C2C: No C2C, as transações entre consumidores acontecem de forma sustentável e se tornou mais comum com a chegada de aplicativos destinados à ação e mídias sociais;
- B2G: O formato B2G acontece a partir de negociações entre empresas e o governo. Geralmente, essa modalidade funciona à base de licitações ou outros tipos de contratos específicos.
Como funciona o ciclo de vendas b2b?
Existem algumas etapas que o vendedor b2b precisa seguir para conseguir êxito. Por exemplo, alguns passos dentro do marketing b2b envolvem:
Pesquisa
É necessário que as empresas apliquem as técnicas b2b do processo de análise nos perfis dos clientes. Ou seja, é preciso avaliar questões como:
- Localização;
- Poder aquisitivo;
- Tamanho da empresa.
Prospecção
A captação dos clientes precisa acontecer depois de uma base de pesquisa sólida. Desta forma, prospecção pode ser aplicada online ou offline.
- Online: criar conteúdo para gerar novos leads que sejam bem direcionados para o comércio envolvido;
- Offline: mapear nomes e contatos para se comunicar com os clientes e potenciais de forma direta.
Proposta
O cliente precisa receber uma proposta que gere interesse no que está sendo indicado como algo positivo e que agrega valor na compra. Por exemplo:
- Compreender o que o cliente quer da empresa;
- Formar uma proposta clara e que seja atrativa.
Negociação
Negociar não tem relação direta com diminuir o valor proposto previamente. Estabelecer uma negociação é trazer a percepção de valor para quem vai adquirir o produto. Por isso, é uma etapa bastante importante para fechar uma venda.
Para aumentar a potencialidade de um negócio, também pode ser necessário investir em uma consultoria de vendas b2b.
Conheça algumas formas de conseguir trazer valor para o cliente e gerar leads orgânicos com as vendas b2b
- E-mail marketing;
- Blogging;
- Website;
- Marketing de parceria.
Ou seja, essas são algumas das opções de oferecer um conteúdo gratuito que agrega valor e que atrai potenciais consumidores.
Por fim, as vendas b2b exigem uma ampliação de percepção assim como qualquer outro modelo de vendas. O ideal é sempre investir em conhecimento sobre como melhorar os processos de negociação e comercialização de um negócio. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!