Uma das grandes questões de quem deseja comercializar um produto ou prestação de serviço, é sobre a disponibilidade em se vender a prazo. Já que, a recorrência de pequenas compras pode causar algumas ‘confusões’ financeiras no negócio.
Vender a prazo pode apresentar algumas vantagens, tanto do ponto de vista do empresário, quanto do ponto de vista do consumidor. O cliente, por exemplo, pode adquirir um produto parcelado que, se fosse necessário pagar integralmente, poderia não ter como adquiri-lo.
Ou seja, vender a prazo é uma possibilidade de manter um processo de compra. Mas existem outras alternativas, por exemplo, disponibilizar desconto para o comprador em pagamento que for realizado à vista.
Desconto à vista ou vender parcelado: qual é a melhor opção?
Para conseguir entender qual é o melhor forma de venda, é preciso analisar alguns fatores que não dependem apenas da própria empresa. Como, a disponibilidade financeira dos consumidores recorrentes do produto ou serviço comercializado.
Vendas a prazo exigem uma maior possibilidade de suportar as ‘pequenas’ contas a receber
Se for um negócio que não tenha dinheiro em caixa para suprir necessidade de reposição de estoque, matéria prima e afins, essa opção não é muito viável.
A gestão de vendas a prazo precisam ter um acompanhamento constante. Mas para além da manutenção, uma das vantagens de vender a prazo é aumentar a possibilidade de compra dos clientes e atrair novos consumidores.
Já na venda à vista, é possível criar formas de atrair o cliente pelo desconto e receber o valor integral de uma comercialização. Em geral, é a escolha que traz mais dinheiro em um prazo mais curto.
Conheça quais são as vantagens de cada opção: venda a vista x venda a prazo
Não existem apenas riscos de vender a prazo, essa opção também traz alguns benefícios consideráveis, o que resulta em maior faturamento no final do mês.
- Atrair novos clientes;
- Garantir o recebimento de pagamentos traz a possibilidade de negociação com os fornecedores;
- Pode aumentar os resultados gerais de venda.
Já na possibilidade de venda à vista, também existem outras vantagens que podem ser levadas em consideração na escolha do método a ser escolhido.
- Pagamento imediato de fornecedores e outras despesas do negócio;
- Possibilita descontos, o que pode atrair clientes;
- Ajuda na manutenção do fluxo de caixa.
Como funcionam as políticas de vendas a prazo?
Existem algumas regras para vender a prazo que devem ser seguidas para não trazer problemas para o consumidor e nem para a empresa. As receitas a prazo precisam estar dentro de uma padronização.
- Evitar exceções de utilização de crédito;
- Definir regras claras para receber a prazo;
- Trazer vantagens mesmo na utilização do parcelamento.
São algumas questões que trazem a comodidade ao cliente e possibilitam um retorno para futuras compras. O consumidor precisa ter as condições da compra bem definidas para que não se sinta lesado.
Por isso, escolher entre vender a prazo ou à vista, exige uma análise minuciosa. Em alguns casos, disponibilizar as duas opções é a melhor possibilidade. Assim, fica ao critério do cliente escolher a melhor alternativa de pagamento.