Vale a pena vender a prazo? Confira as vantagens e desvantagens!

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Uma das grandes questões de quem deseja comercializar um produto ou prestação de serviço, é sobre a disponibilidade em se vender a prazo. Já que, a recorrência de pequenas compras pode causar algumas ‘confusões’ financeiras no negócio.

Vender a prazo pode apresentar algumas vantagens, tanto do ponto de vista do empresário, quanto do ponto de vista do consumidor. O cliente, por exemplo, pode adquirir um produto parcelado que, se fosse necessário pagar integralmente, poderia não ter como adquiri-lo.

Ou seja, vender a prazo é uma possibilidade de manter um processo de compra. Mas existem outras alternativas, por exemplo, disponibilizar desconto para o comprador em pagamento que for realizado à vista.

Desconto à vista ou vender parcelado: qual é a melhor opção?

Para conseguir entender qual é o melhor forma de venda, é preciso analisar alguns fatores que não dependem apenas da própria empresa. Como, a disponibilidade financeira dos consumidores recorrentes do produto ou serviço comercializado.

Vendas a prazo exigem uma maior possibilidade de suportar as ‘pequenas’ contas a receber

Se for um negócio que não tenha dinheiro em caixa para suprir necessidade de reposição de estoque, matéria prima e afins, essa opção não é muito viável.

A gestão de vendas a prazo precisam ter um acompanhamento constante. Mas para além da manutenção, uma das vantagens de vender a prazo é aumentar a possibilidade de compra dos clientes e atrair novos consumidores.

Já na venda à vista, é possível criar formas de atrair o cliente pelo desconto e receber o valor integral de uma comercialização. Em geral, é a escolha que traz mais dinheiro em um prazo mais curto.

Conheça quais são as vantagens de cada opção: venda a vista x venda a prazo

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Não existem apenas riscos de vender a prazo, essa opção também traz alguns benefícios consideráveis, o que resulta em maior faturamento no final do mês.

  • Atrair novos clientes;
  • Garantir o recebimento de pagamentos traz a possibilidade de negociação com os fornecedores;
  • Pode aumentar os resultados gerais de venda.

Já na possibilidade de venda à vista, também existem outras vantagens que podem ser levadas em consideração na escolha do método a ser escolhido.

  • Pagamento imediato de fornecedores e outras despesas do negócio;
  • Possibilita descontos, o que pode atrair clientes;
  • Ajuda na manutenção do fluxo de caixa.

Como funcionam as políticas de vendas a prazo?

Existem algumas regras para vender a prazo que devem ser seguidas para não trazer problemas para o consumidor e nem para a empresa. As receitas a prazo precisam estar dentro de uma padronização.

  • Evitar exceções de utilização de crédito;
  • Definir regras claras para receber a prazo;
  • Trazer vantagens mesmo na utilização do parcelamento.

São algumas questões que trazem a comodidade ao cliente e possibilitam um retorno para futuras compras. O consumidor precisa ter as condições da compra bem definidas para que não se sinta lesado.

Por isso, escolher entre vender a prazo ou à vista, exige uma análise minuciosa. Em alguns casos, disponibilizar as duas opções é a melhor possibilidade. Assim, fica ao critério do cliente escolher a melhor alternativa de pagamento.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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