Imagine entrar em um restaurante para pedir algo do cardápio e encontrar um ambiente que parece totalmente anti higiênico. Provavelmente a vontade de consumir qualquer tipo de alimento naquele local seria anulada. Isso acontece pela ausência do visual merchandising.
Ou seja, isso significa que o ambiente sujo não ‘casou’ com a ideia de uma boa refeição. Já na utilização visual merchandising, seria realizada uma combinação para que as ideias do local e o produto ou prestação de serviço fossem complementares ao possível consumidor.
O visual merchandising é uma estratégia de comunicação visual que trabalha o ambiente de venda para que a marca possa se comunicar com os clientes de forma positiva. Dessa forma, a ferramenta é operada para atrair mais clientes e aumentar o número de vendas.
Qual a importância do visual do ponto de venda?
A comunicação de marca é relevante para passar autoridade sobre o que se comercializa. O exemplo de um restaurante com aparência anti higiênica pode também ocorrer em outros ambientes.
Pessoas tendem a seguir e acreditar naquilo que elas visualizam. É a verdadeira aplicação da frase: não basta apenas ser, é preciso parecer. Antes de obter um produto ou serviço, é preciso possuir algo ‘palpável’ para ser convencido de que aquilo é algo realmente bom.
As técnicas de visual merchandising possibilitam a aproximação e criação de um relacionamento próximo com o público. Por isso, o marketing visual é de extrema importância de conhecimento e aplicação para quem possui ou quer montar um negócio que possui espaço físico.
Algumas etapas simples dentro do funcionamento de visual merchandising:
- Elaboração e organização das vitrines;
- Tipo de iluminação;
- Zona de vendas;
- Disposição de produtos que funcionam bem em conjuntos;
- Comunicação e precificação de produtos ou prestação de serviços;
- Treinamento da equipe para o visual merchandising se tornar sustentável;
- Implantação de móveis e equipamentos, caso sejam necessários;
- Redes sociais (precisam estar em harmonia com o aspecto do espaço físico para passar coerência).
Conheça 5 vantagens do visual merchandising
Além de oferecer a possibilidade de atrair mais visitantes para o espaço comercial, o visual merchandising também traz outros benefícios de aplicação.
- Melhora a experiência de compra do cliente;
- Passa mais autoridade;
- Acessibilidade ao cliente;
- Aderência do perfil à personalidade da loja;
- Crescimento nas vendas.
Como utilizar o visual merchandising?
Deixar uma loja mais atraente para o público exige, antes de tudo, o reconhecimento do perfil dos potenciais consumidores. Fazer a pesquisa de quem se pretende atingir e qual identidade deseja criar, é uma etapa crucial para o sucesso do visual merchandising.
Analisar os concorrentes também é uma outra possibilidade de entender quais são as deficiências das lojas que oferecem produto similar com o que se pretende comercializar. Assim, evita o gasto com erros que podem ser evitados.
- Organizar o espaço de maneira fluída;
- Fazer uma boa seleção dos produtos que serão expostos;
- Investir em boa iluminação e climatização dos espaços;
- Não poluir visual e estruturalmente o espaço.
Por fim, essas são algumas dicas para utilizar o visual merchandising de maneira correta, que traga resultados consideráveis para a autoridade da marca e valor para os clientes. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!