Visual merchandising: saiba como ele atrai mais clientes para sua loja!

visual merchandising

Imagine entrar em um restaurante para pedir algo do cardápio e encontrar um ambiente que parece totalmente anti higiênico. Provavelmente a vontade de consumir qualquer tipo de alimento naquele local seria anulada. Isso acontece pela ausência do visual merchandising.

Ou seja, isso significa que o ambiente sujo não ‘casou’ com a ideia de uma boa refeição. Já na utilização visual merchandising, seria realizada uma combinação para que as ideias do local e o produto ou prestação de serviço fossem complementares ao possível consumidor.

O visual merchandising é uma estratégia de comunicação visual que trabalha o ambiente de venda para que a marca possa se comunicar com os clientes de forma positiva. Dessa forma, a ferramenta é operada para atrair mais clientes e aumentar o número de vendas.

Qual a importância do visual do ponto de venda?

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A comunicação de marca é relevante para passar autoridade sobre o que se comercializa. O exemplo de um restaurante com aparência anti higiênica pode também ocorrer em outros ambientes.

Pessoas tendem a seguir e acreditar naquilo que elas visualizam. É a verdadeira aplicação da frase: não basta apenas ser, é preciso parecer. Antes de obter um produto ou serviço, é preciso possuir algo ‘palpável’ para ser convencido de que aquilo é algo realmente bom.

As técnicas de visual merchandising possibilitam a aproximação e criação de um relacionamento próximo com o público. Por isso, o marketing visual é de extrema importância de conhecimento e aplicação para quem possui ou quer montar um negócio que possui espaço físico.

Algumas etapas simples dentro do funcionamento de visual merchandising:

  • Elaboração e organização das vitrines;
  • Tipo de iluminação;
  • Zona de vendas;
  • Disposição de produtos que funcionam bem em conjuntos;
  • Comunicação e precificação de produtos ou prestação de serviços;
  • Treinamento da equipe para o visual merchandising se tornar sustentável;
  • Implantação de móveis e equipamentos, caso sejam necessários;
  • Redes sociais (precisam estar em harmonia com o aspecto do espaço físico para passar coerência).

Conheça 5 vantagens do visual merchandising

Além de oferecer a possibilidade de atrair mais visitantes para o espaço comercial, o visual merchandising também traz outros benefícios de aplicação.

  1. Melhora a experiência de compra do cliente;
  2. Passa mais autoridade;
  3. Acessibilidade ao cliente;
  4. Aderência do perfil à personalidade da loja;
  5. Crescimento nas vendas.

Como utilizar o visual merchandising?

Deixar uma loja mais atraente para o público exige, antes de tudo, o reconhecimento do perfil dos potenciais consumidores. Fazer a pesquisa de quem se pretende atingir e qual identidade deseja criar, é uma etapa crucial para o sucesso do visual merchandising.

Analisar os concorrentes também é uma outra possibilidade de entender quais são as deficiências das lojas que oferecem produto similar com o que se pretende comercializar. Assim, evita o gasto com erros que podem ser evitados.

  • Organizar o espaço de maneira fluída;
  • Fazer uma boa seleção dos produtos que serão expostos;
  • Investir em boa iluminação e climatização dos espaços;
  • Não poluir visual e estruturalmente o espaço.

Por fim, essas são algumas dicas para utilizar o visual merchandising de maneira correta, que traga resultados consideráveis para a autoridade da marca e valor para os clientes. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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