Quando uma empresa realiza o orçamento para um projeto, contabilizam-se os custos atuais de modo rápido e prático. Mas, caso a mesma empresa decida vender este projeto para receber o valor apenas no futuro, o cálculo da VPL terá que ser feito.
O que compra-se hoje, pode não ter o mesmo custo no dia seguinte. Podem ocorrer aumentos devido a fatores econômicos. Então, o VPL é o indicador que dirá quanto custará o ‘valor presente’ deste investimento, no futuro, para que o empreendedor não tenha prejuízo.
O que é VPL?
Em suma, o Valor presente líquido (VPL) também chamado de Valor atual líquido (VAL) é um indicador utilizado para determinar o valor presente (VP) numa determinada data de pagamentos futuros.
Ou seja, através de um cálculo, essa taxa indica quanto futuramente custará um projeto que está sendo construído nos dias atuais (data zero). Pois, a análise dos fluxos de caixa e tempo do investimento serão determinantes para saber se um projeto pode ser considerado viável ou não.
Então, existem dois critérios de seleção que são determinantes para uma empresa decidir se o investimento é, de fato, viável.
- VPL > (maior que) Zero : o investimento pode ser rentável no futuro;
- VPL < (menor que) Zero: o investimento será rejeitado, pois, pode gerar prejuízo.
Assim, para igualar o valor do investimento a zero, a taxa interna de retorno (TIR) deve ser levada em consideração. Essa taxa é o indicador que iguala o valor líquido atual do projeto a zero.
No entanto, este método não é capaz de prevê o valor atual dos custos que um projeto pode requerer. Ele apenas é responsável por calcular o valor que o empreendimento custará futuramente. Pois, devido à oscilação econômica, a moeda de um país pode sofrer ajustes em seu real valor.
Taxa mínima de atratividade
Além disso, junto ao cálculo das receitas líquidas futuras, a taxa mínima de atratividade (TMA) deve ser estipulada. Essa taxa se refere a porcentagem dos juros que se cobram para que futuramente o empreendimento obtenha o mínimo de lucro esperado.
Portanto, define-se o valor presente líquido como um indicador de valorização do capital no decorrer do tempo.
Ademais, aplica-se o valor presente líquido a contabilidade e finanças.
- Finanças: dentro das finanças o valor presente líquido é utilizado para analisar o orçamento de capitais de Investimentos a longo prazo. Assim, um projeto deve ter andamento caso o valor presente de todas as entradas de caixa, menos o valor atual de todas as saídas, for igual a zero.
- Contabilidade: utiliza-se na conversão de balanços e Patrimônio de Marcas.
Valor Presente Líquido na contabilidade
No caso da contabilidade, utiliza-se o cálculo relacionado ao valor presente líquido como uma das formas de calcular o patrimônio de marca. Dado que, este é uma das partes não materiais de uma companhia que busca valorizar sua reputação.
Dessa forma, para obter o Goodwill, é necessário utilizar o fluxo de caixa descontado.
Além disso, utiliza-se o valor presente líquido na contabilidade para efetuar a separação de um valor referente aos efeitos da inflação e das alterações de câmbio.
Como calcular o valor presente líquido?
Realiza-se o cálculo do VPL a partir do somatório das receitas líquidas futuras junto a TMA.
Fórmula do valor presente líquido
Logo:
- VPL = Valor Presente Líquido;
- FC = Fluxo de Caixa;
- i = TMA (Taxa Mínima de Atratividade) ou Taxa de Desconto;
- n = Período de tempo;
- j = Equivalente a 1.
Porém, caso o investidor prefira não calcular o valor presente líquido manualmente, através do programa Excel é possível realizar o processo. Basta introduzir a fórmula =VPL(), o valor do percentual da TMA deve ser incluído no primeiro parâmetro e no segundo parâmetro o intervalo dos fluxos de caixa a partir do período 1.
Portanto, se o VPL apresentar um resultado negativo significa que as despesas são maiores que a receita, tornando o projeto inviável. No caso do VPL positivo, interpreta-se que as receitas são maiores que as despesas, isto é, o projeto torna-se inviável.
Assim, no caso do valor presente líquido zero as despesas e receitas consideram-se iguais. Por isso, a decisão de investir no projeto torna-se neutra.
Vantagens e desvantagens da VPL
Apesar de ser um indicador para prevê o valor real de um empreendimento futuramente, o valor presente líquido possui limitações, por isso realiza-se seu cálculo em conjunto com outros indicadores.
Vantagens da VPL
- Sua aplicação pode ser feita tanto em fluxos de caixa convencionais (quando seu caixa se iguala a zero) e não convencionais (quando os valores não apresentem zero como fluxo de caixa) ;
- Leva em consideração o fluxo de capital que a empresa possui no momento. Ou seja, quanto dinheiro ela possui disponível para se iniciar novos projetos.
Desvantagens
- Não ter o conhecimento exato de todos os fluxos de caixa;
- Devido ao valor, projetos maiores podem parecer mais lucrativos que projetos menores. Porém, isso só acontece devido ao valor estipulado;
- A comparação entre dois projetos pode se tornar mais complexa. Por exemplo, o gestor assumirá o risco de optar pelo projeto no qual acredita ser mais vantajoso e recusar outro, incorrendo assim no risco de oportunidade.
Sendo assim, é preciso obter um amplo conhecimento para aplicar a VPL, porque esse indicador é de fundamental importância para quem gerencia empreendimentos e projetos que serão vendidos futuramente.
Qual a importância do VPL?
Compreender a importância do VPL e sua representação é relevante para grande parte dos investidores.
Principalmente, por se tratar de um dos métodos que proporcionam a análise de viabilidade econômica.
Por isso, ressalta-se que os investidores além de efetuarem o cálculo do VPL, interpretem os conceitos e resultados obtidos.
Com isso, observa-se que a utilização do Valor Presente Líquido (VPL) irá proporcionar aos investidores melhores interpretações para escolher os investimentos.
Possuindo o objetivo de gerar o maior fluxo possível de caixa.
Além disso, é fundamental ressaltar que pode-se utilizar o valor presente líquido para medir a viabilidade referente ao lançamento de um novo produto. Ou seja, algumas características tornam o VPL uma escolha considerável na hora de decidir se um projeto deverá ou não ser aceito.
Para que serve o cálculo do VPL?
Para obter a noção de valor, referente o quantitativo de dinheiro no futuro.
O que o VLP representa?
O VPL representa a diferença associada aos recebimentos e pagamentos de um projeto de investimento.
Qual a vantagem do VPL?
O método VPL oferece como vantagem verificar se um projeto irá aumentar o valor da empresa.