A Vulcabras Azaleia S/A (VULC3) centraliza suas atividades na fabricação e comercialização de calçados em geral, atuando também, como gestora de diversas marcas.
Além disso, as ações da Vulcabras (VULC3) constituem a bolsa de valores brasileira e podem ser negociadas por investidores que enxergam no setor de varejo, oportunidades rentáveis.
O que é a Vulcabras (VULC3)?
A Vulcabras (VULC3) atua no setor calçadista e vestuário. A companhia é nacional e pode ser considerada uma das maiores empresas de calçados do Brasil, além disso, seus ativos são negociados na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) mediante a utilização do ticker VULC3.
Em suma, a Vulcabras atua no mercado de calçados, desde o ano de 1952, comercializando seus produtos no mercado brasileiro e no exterior. A empresa possui mais de 245.756.346 milhões de ações gerenciadas, sendo 38,1% destas em free float.
Além da Vulcabras, outras companhias integram a indústria calçadista brasileira, dentre elas está a Alpargatas (ALPA4) e a Grendene (GRND3):
- Alpargatas: a empresa atua no setor fabricante de calçados, além disso, a companhia possui um número de presença significativo no setor varejista, com mais de 600 lojas pelo mundo, a Alpargatas é detentora de marcas como Topper Argentina, Osklen, Havaianas, Mizuno, Megga Outlet e Dupé.
- Grendene: a companhia centraliza suas atividades na fabricação e vendas de calçados, abrangendo seus produtos para homens, mulheres e crianças. Além disso, a marca está presente em mais 100 países, alcançando todo o território nacional.
Dessa forma, diante da relevância da Vulcabras (VULC3) na bolsa de valores e no mercado financeiro brasileiro, é de extrema importância compreender sua trajetória profissional e seu modelo de negócio.
Assim, diante do acesso ao conhecimento, os investidores conseguirão realizar suas aplicações de maneira mais efetiva e segura.
História da Vulcabras (VULC3)
A fundação da Companhia Brasileira de Calçados Vulcanizados aconteceu em 1952. Na época, a empresa ficava na cidade de São Paulo, atuando na produção de calçados couro com a sola de borracha vulcanizada. Além disso, no mesmo ano, nasceu o sapato “752”, direcionado ao público masculino.
Além do mais, nos anos 50, houve a transferência da fábrica da Vulcabras para a cidade de Jundiaí, em São Paulo, assim, a companhia adicionou ao seu catálogo novos produtos, dentre eles, estão as botas de borracha, calçados sintéticos de PVC e calçados de couro.
Assim, no ano de 1958, aconteceu a fundação da Calçados Azaleia, assim nasceu a marca Azaleia, na cidade de Parobé, direcionada a produção de calçados femininos.
Foi em 1973, que a Vulcabras começou a adentrar no segmento de marcas esportivas internacionais, posteriormente, a companhia foi licenciada para produzir e comercializar de forma exclusiva, algumas marcas reconhecidas internacionalmente, dentre elas: Puma, Le Coq Sportif, Adidas e Lotto Reebok.
Segmento esportivo
Logo após, em 1975, a calçados Azaleia, ingressa no segmento de calçados esportivos, surgindo assim, o lançamento da marca Olympikus.
Em 1977, a Vulcabras abriu seu capital social na Bovespa, proporcionando um novo ciclo econômico para a empresa.
Durante os anos 80, a Vulcabras expandiu seus negócios através da aquisição de variadas sociedades calçadistas localizados, sobretudo, na cidade de França, em São Paulo. Tornando-se um dos principais polos calçadistas e referência em calçados de couro.
No ano de 1988, o controle da Vulcabras é adquirido pelos irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartele.
Em meados dos anos 90, a Vulcabras decidiu transferir suas operações industriais para a região Nordeste, visando melhorar os custos, visto que, na época existia uma grande concorrência com os produtos importados por outras marcas.
Além disso, a mudança das operações para o Nordeste, proporcionou programas de incentivos fiscais estaduais em conjunto com o Governo Federal, para implantação de novas indústrias de calçados e confecções na região.
Expansão da Vulcabras
Foi em 2003, que a companhia adquiriu a “VDA Calzados y Artículos Deportivos S.A.” na Argentina, iniciando o processo de internacionalização da empresa, buscando distribuir os produtos da empresa no mercado argentino.
Posteriormente, em 2004, a companhia iniciou a produção de confecções esportivas, começando a variar a produção da Vulcabras.
Logo após, no ano de 2005, a Vulcabras, através da marca Reebok, começou a patrocinar o São Paulo Futebol Clube, assim, a empresa tornou-se uma das companhias que mais investem no esporte.
Em 2007, a Vulcabras realizou a aquisição da Calçados Azaleia S/A, possuidora das marcas Olympikus, Dijean, Opanka e Azaléia.
Assim, surgiu uma das maiores indústrias de calçados esportivos da América Latina, a Vulcabras/ Azaleia S/A.
Ainda em 2007, a Vulcabras adquiriu a Indular Manufacturas S.A, proporcionando a produção diretamente na Argentina, dessa forma, a companhia tornou-se uma das grandes fabricantes de calçados esportivos da Argentina.
Além do mais, em 2008, a Vulcabras se uniu a Adidas International, objetivando produzir e distribuir no Brasil e Argentina, produtos da marca Reebok.
Portfólio
No ano de 2009, a Vulcabras fechou seu portfólio com 7 marcas e uma média de 500 lançamentos anuais.
Foi em 2010, que a Vulcabras S.A foi renomeada, começando a se chamar Vulcabras Azaleia S.A.
Durante o ano de 2011 a 2014, a companhia passou por algumas reestruturações, buscando reduzir os custos, manter o posicionamento de seus produtos e tornar a mão-de-obra mais eficiente.
Posteriormente, em 2015, a empresa vendeu a Vucabras Azaleia Argentina S.A, responsável por comercializar e distribuir os produtos da marca no mercado argentino.
No ano de 2016, após reestruturações que reduziram o volume de funcionários e fecharam fábricas da empresa, surge uma nova Vulcabras Azaleia, com unidades industriais localizadas na Bahia, Sergipe e Ceará, um centro administrativo na cidade de São Paulo e unidades de distribuição na Colômbia e no Peru.
Logo após, em 2017, a companhia realizou uma oferta pública de ações (IPO).
Dessa forma, no ano de 2018, a empresa fechou contrato de distribuição e licenciamento exclusivo, durante o período de 10 anos, com a Under Armour, empresa de roupas e equipamentos esportivo.
Linha do tempo da Vulcabras (VULC3)
- 1952 – Fundação da Companhia Brasileira de Calçados Vulcanizados;
- Anos 50 – Transferência da fábrica da Vulcabras para Jundiaí;
- 1958 – Nasce a marca Azaleia;
- 1975 – A calçados Azaleia ingressa no segmento de calçados esportivos;
- 1977 – Vulcabras abre seu capital social na Bovespa;
- 1988 – Aquisição do controle da Vulcabras pelos irmãos Pedro e Alexandre Grendene;
- 2003 – A empresa adquiriu a “VDA Calzados y Artículos Deportivos S.A.” na Argentina;
- 2005 – Através da marca Reebok, a empresa começa a patrocinar o São Paulo Futebol Clube;
- 2007 – A companhia realiza a aquisição da Calçados Azaleia S/A e da Indular Manufacturas S.A;
- 2009 – A companhia fecha seu portfólio com 7 marcas e 500 lançamentos anuais;
- 2010 – Renomeação da empresa, que passa a se chamar Vucabras Azaleia S/A.
- 2011 a 2014 – Reestruturações são realizadas na empresa;
- 2015 – A Vulcabras vende a Vulcabras Azaleia Argentina S.A;
- 2016 – Após algumas reestruturações, surge uma Vulcabras reformulada;
- 2017 – A empresa realiza uma oferta pública de ações (IPO);
- 2018 – Vulcabras fecha contrato com a Under Armour.
Como atua a Vulcabras (VULC3)?
A Vulcabras (VULC3) é uma das maiores empresas de calçados do Brasil.
Dessa forma, a empresa possui, em geral, 15 mil pontos de venda no Brasil e mais de mil modelos desenvolvidos por ano.
Além do mais, a companhia é detentora de algumas marcas, dentre elas estão:
- Azaleia;
- Dijean;
- Olympikus;
- Under Armour;
- Botas Vulcabras.
Dessa maneira, percebe-se a expansão e diversificação de produtos da Vulcabras (VULC3).
Características das ações da Vulcabras (VULC3)
As ações da Vulcabras (VULC3) são negociadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), possuindo as seguintes características:
A classificação setorial da Vulcabras (VULC3) segundo informações divulgadas na B3 é: consumo cíclico e tecido, vestuário e calçados.
Além disso, seu segmento de listagem na bolsa de valores é o Novo Mercado.
Por fim, suas ações oferecem Tag Along de 100% ON, além de free float de 38,1%.
O que faz a Vulcabras (VULC3)?
A principal atividade da Vulcabras (VULC3) está relacionada a fabricação e comercialização de calçados e confecções.
Dessa forma, a empresa é detentora de marcas líderes no mercado brasileiro e popularmente conhecidas, visto que, a companhia está presente em mais de 20 países, com destaque para a América do Sul.
Além disso, a companhia propõe como diferencial a inovação contínua, investindo em design e tecnologia para seus produtos.
Em síntese, observa-se que a Vulcabras propõe oferecer recocorrentemente produtos novos aos seus clientes.
As ações da Vulcabras: onde e como são negociadas?
O ticker da Vulcabras (VULC3) é negociado na B3 (bolsa de valores brasileira).
Suas ações podem ser negociadas em plataformas digitais (corretoras), com o intuito de simplificar a comercialização de ativos entre investidores, além de zelar pela segurança de seus acionistas.
A empresa possui ações ordinárias (VULC3 ON) que dão direito ao voto nas assembleias empresariais.
Desse modo, para negociar ações da Vulcabras, é de extrema relevância abrir uma conta numa corretora de investimentos de sua preferência.
Logo após, será necessário executar uma transferência TED, com o capital desejado para investir, posteriormente, o investidor terá a opção de selecionar as ações da Vulcabras, mediante a utilização do ticker VULC3.
Como ganhar dinheiro com as ações da Vulcabras (VULC3)?
De início, é importante compreender que existem variadas formas de conseguir lucros com as ações da Vulcabras (VULC3) na bolsa de valores.
Diante disso, o recebimento de dividendos seria uma oportunidade interessante, entretanto, a empresa não possui histórico de pagamentos de dividendos.
Além disso, o investidor poderá obter lucro através da venda de suas ações, por um preço mais elevado que o adquirido.
Algumas alternativas podem possibilitar que os investidores realizem seus investimentos de maneira consciente e segura, dentre essas alternativas, pode-se incluir a diversificação da carteira de ativos, gerando uma carteira que varie entre renda fixa e renda variável.
Além do mais, é importante que o acionista fique atento a liquidez, segurança e rentabilidade antes de realizar negociações na bolsa de valores.
Dessa forma, mediante seus objetivos e perfil investidor, obter uma boa rentabilidade, pode ser considerada uma opção mais oportuna para os acionistas, em comparação, a busca por uma alta liquidez.
Entretanto, priorizar alta liquidez ou rentabilidade, dependerá dos seus objetivos, visto que, será possível adquirir ações para médio e longo prazo.
Vale a pena investir na Vulcabras (VULC3)?
A Vulcabras (VULC3) é uma das maiores fabricantes de calçados do Brasil.
Visto que, a empresa comercializa seus produtos em todo território nacional, oferecendo um desenvolvimento inovador de seus produtos, além de possuir um tempo de entrega e comercialização reduzido.
Entretanto, o fato de não possuir histórico de pagamentos de dividendos, pode implicar na escolha dos acionistas, visto que, em comparação com suas concorrentes, como a Grendene e a Alpargatas, a Vulcabras é a única entre elas, que não executa o pagamento de dividendos e/ou não apresenta histórico consistente de pagamento de proventos.
Dessa maneira, antes de definir qual ação você destinará seu dinheiro, é importante realizar uma análise fundamentalista.
Assim, você conseguirá identificar se está realizando investimentos de maneira prudente, seja com a Vulcabras (VULC3) ou com outra empresa incluída na bolsa de valores.
Como é a negociação das ações da Vulcabras? (VUL3)?
A negociação das suas ações acontecem em plataformas digitais (corretoras), com o intuito de simplificar a comercialização de ativos entre investidores, além de zelar pela segurança de seus acionistas.
O que faz a Vulcabras (VULC3)?
A principal atividade da Vulcabras (VULC3) é a fabricação e comercialização de calçados e confecções.
Como ganhar dinheiro com as ações da Vulcabras (VULC3)?
O investidor pode obter lucro através da venda de suas ações, por um preço mais elevado que o adquirido.