A criação de uma marca pode ser demorada e custar recursos financeiros de forma significativa. No entanto, ter uma marca para comercializar um produto ou serviço é essencial para ter bons resultados. O modelo white label surge para facilitar a vida de empreendedores.
Para quem quer focar na marca e não na demanda de produção, o white label surge como uma verdadeira “mão na roda”. As vantagens de utilizar esse recurso abrangem desde o varejo digital, quanto o varejo offline.
O white label significa marca branca. Isso acontece quando uma empresa fica responsável pela produção do que será comercializado e a outra empresa, a que compra a marca branca, traz uma identidade de marca para aquele produto.
Quais são as diferenças entre white label e private label?
A revenda de produto não acontece de forma fechada. Existem diversas possibilidades. Duas delas são o método white label e private label. Apesar de terem nomes semelhantes, a utilização acontece de forma distinta.
Imagine uma empresa que atua no varejo e possui uma marca consolidada. Caso o negócio queira expandir e começar a comercializar produtos que levam o nome da organização, é exigido um desprendimento de esforços e recursos financeiros que no final, podem não trazer resultados positivos.
Para isso existem o white label. Nesse formato, existe a terceirização da produção e posteriormente, a assinatura da empresa sobre o que foi fabricado pela terceirizada. Assim, o foco é direcionado apenas para a venda do conteúdo e não para a sua elaboração.
No conceito de white label, mais de uma empresa pode comercializar o mesmo produto e “assinar” com marcas diferentes. Isso acontece porque o white label não é uma marca exclusiva, é apenas uma licença de comércio.
Já no método de private label, a venda é exclusiva. Ou seja, uma empresa contrata o desenvolvimento de um produto ou prestação de serviço apenas com o seu nome. É a criação de uma marca própria através de uma terceirizada.
Por exemplo, grandes empresas de roupas terceirizam a produção de peças e quando o produto está pronto, apenas adicionam a etiqueta (em inglês, label) e vendem através das etapas de concretização da coleção e marketing.
Mesmo não sendo a mesma linha de atuação, tanto o white label quanto o private label, focam os seus esforços na venda e não na criação do produto ou prestação de serviço oferecido pela empresa.
Quais são as vantagens do white label?
Além de reduzir significativamente os esforços para a concepção de um produto ou serviço, o white label também traz outras vantagens na sua utilização.
- Menos recursos financeiros direcionados a criação do que será comercializado e mais direcionamento para o marketing de vendas;
- Pode se tornar uma marca de fidelização dos consumidores;
- Possibilita o deslocamento para outra terceirizada caso o produto ou serviço entregue não cativar o gosto do público.
Qual é a diferença de marca própria e marca exclusiva?
Além de conhecer as diferenças entre as duas também é importante conhecer o que diferencia uma marca própria de uma marca exclusiva.
- Marca própria: podem ou não possuir contrato de exclusividade de distribuição, mas precisam carregar o nome do varejista;
- Marca exclusiva: precisam ter exclusividade de distribuição, mas não precisam necessariamente possuir o mesmo nome do varejista.
O white label pode ser uma vantagem tanto para quem produz, quanto para quem adquire esse processo de comercialização. É preciso ficar atento ao que o negócio pretende alcançar e qual é o tipo de público. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!